domingo, 18 de maio de 2014

Cotidiano II


Cotidiano II

Por: Fernando Marin





  Sempre tive prazer em ler os jornais aos domingos, afinal nesse dia eles são bem mais, digamos, “recheados”, circulam com mais cadernos, as notícias geralmente são mais leves, enfim, há mais coisas a serem lidas.

  Isso é bom, já que nos domingos  geralmente temos mais tempo para dedicarmos à leitura, depois que fomos à igreja e almoçamos com a família.

  E hoje não foi diferente, O Globo chegou aqui em casa pelas 8 horas, pude lê-lo após o almoço. Já que hoje não havia o artigo da profª  Magali Cunha, segui a sequencia normal das páginas, e fui efetuando as leituras criticando os artigos, como sempre o faço.

  A primeira notícia que leio, me impacta: o governo perfurou 21  poços artesianos profundos no nordeste, a fim de minorar as consequências da estiagem. Custo total do projeto: 40 milhões. Ótima noticia! Afinal sabemos que existe água com abundância no subsolo nordestino, mas ela não é utilizada por falta de atitudes que venham a trazer essa água à superfície e distribuí-la ao povo carente. E é exatamente isso que acontece, os poços estão lá, mas faltam energia elétrica, bombas e adutoras para distribuir a água. Coisas da burocracia, já que quem perfura os poços é um órgão, quem financia as bombas e adutoras é outro e quem fornece a energia necessária é a empresa regional responsável.

  Enquanto isso, o povo vive uma peregrinação em busca do precioso líquido.

  Ainda em relação a Pasadena, nunca antes na história desse país um presidente foi convocado ao TCU para dar explicações. Mas, parece que vamos quebrar esse tabu também!

  A semana foi marcada por manifestações em várias partes do país, parece que o povo não aguenta mais, há um clima estranho no Brasil, de insatisfação, de anarquismo, sei lá. Bom, mas o minstro-chefe da Secretaria Geral da Presidência diz que tudo isso vai acabar com a alegria que a Copa vai gerar nos brasileiros. Ahh, bom, falta pouco.

  Votação importante marcada, lei deverá efetivar em seus postos donos de cartórios que não são concursados, como diz a lei, estipulada desde a Constituição de 88. Esses cartórios receberam, só no segundo semestre de 2013, R$ 5,2 BILHÕES !! Quem quer perder a boca?? Pior, há um deputado liderando o movimento por essa efetivação que usa um escritório de um desses donos de cartório não concursado de graça! É, amigos antigos, diz o deputado, pode?

  Estranho, sempre tem um deputado defendendo privilégios...

  Os divórcios no Rio de Janeiro cresceram  41 % em 6 anos, enquanto que o número de casamentos subiu em 21%. Uai, conta estranha, não? Muito mais divórcios do que casamentos?  Explicação: o custo do casamento aumentou muito, as pessoas agora optam pela União Estável, mais fácil e mais barata, enquanto que o valor do divórcio barateou, já que ele agora pode  ser feito em cartório, de maneira rápida e fácil,. Ah bom, então é por isso. Sei lá, o que está acontecendo com as famílias no Brasil? Bom, mas isso merece um estudo oportuno.

  Aí me deparo com uma notícia preocupante:  muitas pessoas estão realizando testes genéticos a fim de ajudar a prever doenças futuras, coisas da tecnologia. Porém, creio que isso ainda é muito perigoso. Essa verdadeira revolução tecnológica ainda não tem regras próprias, ainda não há um conselho de bioética para estudar essa questão.

  Já pensou se planos de saúde, ou empregadores, conseguem esses exames, e negam atendimento ou emprego a alguém porque a pessoa pode, em tese, adquirir certa doença no futuro?

  Me lembrei da atriz Angelina Jolie, que , depois de realizar um desses testes e descobrir que tinha 85% de  chances de ter câncer de mama, solicitou a retirada de ambas, por  medo da doença. Era só uma possibilidade, mas, por via das dúvidas, ...

  Nunca tinha ouvido falar do Boko Haram ( traduzindo, “educação ocidental proibida”), grupo extremista islâmico que sequestrou cerca de 300 meninas na Nigéria, apenas porque elas estavam estudando.  Afinal, mulheres instruídas rejeitam o radicalismo e tem uma visão mais moderada. Esse grupo, armado, quer impor o islã a qualquer preço na Nigéria, explodiram cerca de 50 escolas ano passado e assassinaram cerca de 1700 pessoas entre alunos e professores. Para eles, as mulheres não podem estudar e nem praticarem uma série de atividades profissionais.

  Espero que haja uma movimentação internacional para combater esses malucos, e que possa libertar essas meninas para que elas estudem em paz.

  Mas, o que mais me chamou a atenção no jornal de hoje está na página 25: um pastor evangélico que se transforma em drag-queen , prega uma releitura da Bíblia e diz que o maior legado de Cristo é a liberdade.

  O pastor Marcos – ou Luandha Perón- é professor da rede pública, evangélico de berço e diz que sofreu muito quando se revelou homossexual. Aí, ele optou por uma denominação cujos fiéis sao ligados aos LGBT e passou a defender uma releitura da Bíblia, diz qe "o essencial é o amor que a palavra de Deus transmite”.

   Quando ele vai participar de eventos ou de alguma parada gay, o pastor leva cerca de 30 minutos se maquiando, pinta o rosto, põe uma peruca, sobe no salto alto e então se transforma em Luandha.  Sei lá, seria bom que todos lessem e formassem opinião.

  Bom, mas o que importa mesmo é que a Copa está aí, não é? Mesmo que muitas coisas ainda estejam pendentes, estádios ainda em construção, aeroportos em obras, trânsito caótico e por aí vai, vai ter Copa, sim. Se vai correr tudo bem eu não sei.


  E fica o alerta aos estrangeiros que vem para essas bandas: cuidado porque no Brasil ainda tem dengue!

Fernando Marin

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Grande Pastor Fernando, sabe-se que sou um otimista, mas está ficando difícil entender o nosso país. Desde que era menino pequenino lá em Monte Alegre, escuto dizer que o Brasil é o país do futuro, mas estamos perdendo grandes oportunidades de realmente o ser.
    Tenho parado de ler jornais e assisti-los nas Tevês. Quando vejo o que leu nos jornais, acho que tomei a decisão certa. Se continuarmos neste mar de corrupção e desmandos vou acabar acreditando que o Brasil só tem duas saídas: Galeão e Cumbica.
    E me recuso a comentar o fato de um pastor querer fazer uma “releitura” da Bíblia Sagrada para acomodar seus anseios sexuais antinaturais e que são descritos na sã doutrina com abominação.
    Jesus voltará em breve. MARANATA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adivar
      É, entendo como se sente. Realmente a leitura de jornais ou o fato de se assistir a um noticiário nos deixa mesmo deprimidos, ante tantas coisas erradas que vem acontecendo.
      Mas, mesmo que não leiamos ou assistamos, esses fatos continuam a ocorrer! E aí, eu pergunto: onde anda a igreja nessa hora?
      Abraço!

      Excluir
  3. Excelente Postagem, Fernando. Parabéns!
    Gostaria da sua permissão para reproduzir alguns textos seus no Blog A Lâmpada. Esse aqui seria um. O guisado de Jacó, a Sopa de Cevada... Entre outros texto excelentes que você produz.

    Transcrevendo a resposta que deixei no Blog A Lâmpada em resposta ao seu comentário lá:

    Que bom ouvir (ler) isso. Você sabe o quanto significa para mim. É bom saber que está acompanhando. Ontem mesmo, deixei um comentário no blog do Leo falando sobre isso. Sabia que se estava ausente, era por falta de tempo. Obrigado pelo incentivo. Se tiver criticas e sugestões, por faça faça-me. sou todo ouvidos (nesse caso, todo olhos).
    Estarei divulgando os seus textos.
    Graça, Paz e Bem meu amado amigo e irmão Fernando Marin.
    Austri Junior

    ResponderExcluir