Powered By Blogger

domingo, 19 de outubro de 2014

Não tenha medo, tenha fé!


 Não Tenha Medo, Tenha Fé !


Por: Fernando Marin



  Fé, palavra pequena, bastante ouvida, principalmente nas igrejas sejam elas de qualquer denominação. A fé é , de acordo com a Bíblia, “... a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.” (Hebreus, 11.1 NTLH). Assim, aquele que tem fé crê e tem a certeza daquilo em que acredita, pelo menos em teoria.

  Digo em teoria porque sendo pastor – mesmo não estando hoje à frente de uma igreja – converso com inúmeras pessoas, muitas delas evangélicas , “crentes” como costumamos ser chamados por aí.   E isso é que justamente me trouxe a necessidade dessa reflexão, tenho observado mesmo em nosso meio uma falta generalizada de fé. Tenho visto cristãos nervosos, tristes, preocupados, apavorados, ansiosos, claro, sei dos problemas que a vida moderna nos trás, sei das lutas e dificuldades do dia a dia na vida das pessoas, na minha, inclusive. Porém, noto que falta fé.

  Creio que se lêssemos mais a Palavra, entenderíamos melhor o que significa fé. Se lêssemos mais o capítulo 1 de Hebreus 11, e conhecêssemos mais um pouco sobre a vida das pessoas ali citadas, com certeza nossas vidas seriam mais abençoadas. Sabem por que? Porque é o próprio Deus quem diz “Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor.”( Hebreus 11.6 NTLH) . Assim, a fé é o primeiro passo para que Deus possa nos recompensar com as suas inúmeras bênçãos.

  A Bíblia nos dá uma série der exemplos de homens e mulheres de fé, como Noé, por exemplo, que construiu, por crer em Deus, ,uma enorme arca no meio do deserto, em um lugar onde nunca havia chovido, e salvou a sua família e os animais que Deus enviou do grande dilúvio.

 Outro bom exemplo é o apóstolo Paulo, que pela fé em Jesus foi açoitado, apedrejado, preso, passou por naufrágios e depois disso tudo ainda disse “Com a força que Cristo me dá posso enfrentar qualquer situação” (Filipenses 4.13 NTLH) !

 Sim, nossa vida é cheia de dificuldades, e o próprio Jesus nos disse isso em João 16.33, “Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.”

  Coragem!! Fé !! Trabalho!! Cristo estará conosco todos os dias, foi que Ele prometeu! (E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos. – Mateus 28.20 NTLH)
.
  O Novo Testamento nos dá uma palavra de ânimo, em Marcos 5 , quando Jairo, o principal da sinagoga, munido de boa dose de fé , vai a Jesus e pede ajuda, pois a sua filha de 12 anos estava morrendo, e aquele homem implora a Jesus que fosse à sua casa e que impusesse as mãos sobre a menina para que ela sarasse e vivesse. Um pouco depois chegam alguns empregados de Jairo e dizem que a menina já tinha morrido, e que não adiantava incomodar o Mestre. E Jesus diz a Jairo:   Não tenha medo, tenha fé”!  E chegando à casa de Jairo, mesmo encontrando pessoas chorando alto, como é costume dos povos orientais, e mesmo com o desdém de alguns, Jesus ordena que a menina se levante, e ela logo estava de pé e curada!

  Poderia citar aqui uma série de passagens bíblicas que enfatizam a fé como a maior forma de adoração a Deus, mas, creio que o leitor por si só pode conhece-las melhor através da leitura da Bíblia.

  Fé! Em meio às dificuldades, às lutas desta vida, o principal é termos fé! E a fé vem de lermos e ouvirmos a Palavra de Deus. Creio que é isso o que mais nos falta hoje.


  E que Deus nos abençoe a todos!

Fernando Marin

2 comentários:

  1. Pastor Fernando, mais um belo artigo, que Jesus continue lhe abençoando e mantendo nossa fé em alta. Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Fernando!
    A fé nos faz continuar a remar o barco, mesmo em meio a um mar revolto.
    A Fé em nossas vidas é a diferença entre continuar e desistir.
    Quem tem fé, sabe que Jesus chegará ao barco e acalmará o mar para que prossigamos ao alvo.
    Obrigada por nos contemplar com mais textos de reflexão.
    Que Deus continue a te abençoar

    ResponderExcluir