terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Aprendendo com o Ano Velho


Aprendendo com o Ano Velho

 É muito difícil escrever mensagens de ano novo, sempre acabamos repetindo coisas que já colocamos em anos anteriores, mas, o desejo de preparar uma mensagem para 2015 estava bastante ativo, tanto que cheguei até a caminhar com as palavras.

 Até que me deparei com uma bela mensagem, recebida via e-mail, escrita pelo Pr Jussy Eduardo Costa, de São Paulo, que eu não conheço pessoalmente, mas ,de quem aprendi a gostar e respeitar pelo testemunho de vida que tem nos passado.

 É uma mensagem positiva, com base bíblica e coerente, muito coerente com o tempo em que vivemos, de dificuldades, violência, desamor. E que nos dá esperança de tempos melhores!

 Leia, medite e Feliz 2015 para você!


Fernando Marin


Feliz Ano Novo !


Por: Pr Jussy Eduardo Costa


 COMEÇO ESTA MENSAGEM FAZENDO UMA PERGUNTA  A VOCÊS MEUS IRMÃOS E AMIGOS, UMA PERGUNTA QUE FIZ A MIM MESMO EM ORAÇÃO ESTA  NESTES ÚLTIMOS DIAS DE 2014, AS PORTAS DE UM ANO NOVO, O ANO DE 2015.
                  
 QUAIS SÃO AS MINHAS EXPECTATIVAS PARA O ANO DE 2015?
                
 PARA RESPONDER MELHOR PRECISO ENTENDER QUE: O CHAMADO ANO NOVO NADA MAIS É QUE UM DIA APÓS O OUTRO. APÓS A ZERO HORA DO DIA 31 DE DEZEMBRO DE 2014, TEM INÍCIO O DIA 01 DE JANEIRO DE 2015, UM DIA MUNDIALMENTE CHAMADO E INSTITUÍDO EM 1945 COMO O DIA DA PAZ. NA NOITE DO DIA 31 DE DEZEMBRO HAVERÁ EM MUITOS LARES E IGREJAS UMA GRANDE CELEBRAÇÃO DE GRATIDÃO POR MAIS UM ANO QUE TERMINA, E EM SEGUIDA UMA GRANDE CELEBRAÇÃO MOTIVACIONAL REGADA DE EXPECTATIVAS, SONHOS, PLANOS, OBJETIVOS, METAS A SEREM SE POSSÍVEL REALIZADO NESTE MÍSTICO E SOBRE NATURAL ANO NOVO.

 AFINAL COMO TERMINO ESTE ANO, QUAIS AS EXPECTATIVAS E TUDO MAIS QUE FOI  ALCANÇADO. E COMO VOCÊ VAI  INICIAR ESTE 2015?

 ENCONTRO NA BÍBLIA SAGRADA ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA PODER RESPONDER E QUEM SABE ALCANÇAR ESTAS REALIZAÇÕES TÃO DESEJADAS. VEJAMOS:

1.            APRENDA COM AS CONQUISTAS ALCANÇADAS EM 2014, MAS APRENDA AINDA MAIS COM AS DERROTAS, DECEPÇÕES E ANGUSTIAS DE 2014. (Melhor é ir a casa onde há luto do que ir a casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração.) Eclesiastes 7:2.

 Parece e na verdade é meio estranho este conselho do autor do livro de Eclesiastes, contudo ele contém verdades fundamentais para uma auto reflexão e um processo de melhora da vida.  Olhar as vitórias, as conquistas nos trás motivação e alegria inenarrável, mas as lutas, as derrotas, e até mesmo os erros devem nos motivar ainda mais a fazer e SER melhor a cada dia.

2.            AO INÍCIAR O ANO DE 2015, FAÇA UM SEPULTAMENTO. (Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta.) Eclesiastes 7:10.

 Como professor de história, para mim é meio difícil dizer o que vou dizer.... ”QUEM GOSTA DE PASSADO É MUSEU....” Ufa, doeu dizer, e parece conflitante com o que falei no ponto um, mas não é. Uma coisa é refletir e tirar lições para a caminhada na graça, outra é viver com saudades e ficar preso a questões e costumes outrora vividos. Enterre e olhe além.

3.            RENOVE A SUAS ESPERANÇAS. (Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança:) Lamentações 3:21.

 Jeremias diante de tantas intempéries e amarguras vividas por ele e seu povo, faz esta lamentação. Isso me faz lembrar uma publicação do Pr. Aparecido Donizete Fernandes no seu blog denominado “Você Sabia Que Existe Uma Lamentação Correta?”. Chore sim, fale a Deus suas angustias, dores e lamentações, compartilhe com seus amigos mais chegados que irmãos, mas depois, como diz o poeta, “Levanta, Sacode a Poeira e dê à Volta por Cima!”. Traga à sua mente e coração as verdades da Palavra de Deus que são verdades Vivas e Eficazes e que promovem esperança.

4.            BUSQUE SABEDORIA PARA ENTENDER E APROVEITAR AS NOVAS OPORTUNIDADES QUE SURGIRÃO EM 2015. (“Mas hoje eu o liberto das correntes que prendem as suas mãos”“. Se você quiser, venha comigo para a Babilônia e eu cuidarei de você; se, porém, não quiser, pode ficar”. Veja”! Toda esta terra está diante de você; vá para onde melhor lhe parecer”.) Jeremias 40:4.

 Em 2015, portas e caminhos irão surgir naturalmente, mas a questão é “qual o melhor caminho a seguir”? Qual é a melhor decisão a ser tomada. Buscar em Deus é sempre o melhor caminho a seguir!

5.            MAS ACIMA DE TUDO SEJA SÁBIO, NÃO QUEIRA E NEM PROMETA ALÉM DAQUILO QUE VOCÊ SABE QUE NÃO PODERÁ CUMPRIR. (Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto.) Eclesiastes 5:4.

 Avalie: quantas promessas você fez para si mesmo, para sua esposa, filhos, igreja e acima de tudo para Deus na virada de 2013 para 2014? Quais não foram cumpridas.?Lembre-se nunca vá além de suas forças e possibilidades, aqui vale o conselho de Tiago, ”...Se Deus permitir iremos, faremos e etc ....

 ASSIM MEUS IRMÃOS E AMIGOS, ENTENDEREMOS QUE O ANO NOVO NADA MAIS É QUE, UMA OPORTUNIDADE DE DEUS PARA NÓS. ENTENDEREMOS QUE É UM APELO PEDAGÓGICO CELESTIAL PARA NOS ENSINAR E MOTIVAR A SEGUIR NESTE CAMINHO SANTO, MARAVILHOSO E PERFEITO, QUE É O CAMINHO DA GRAÇA DE DEUS EM CRISTO.

 ENTRE TODO DERRAMAR DE MINHAS EXPECTATIVAS NO ALTAR DO SENHOR, COM HUMILDADE E EM NOME DE JESUS, FIZ UM QUE NO MEU ENTENDIMENTO É O MAIS IMPORTANTE:
*QUE TODAS AS MINHAS EXPECTATIVAS ME LEVEM A MINHA HUMANIDADE PLENA E ABSOLUTA, SEGUNDO A HUMANIDADE QUE O SENHOR TEM PLANEJADO PARA MIM EM CRISTO JESUS. (...Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios.
 Os que ele distinguiu de antemão, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que este seja o primogênito entre uma multidão de irmãos.



 EM 2015 DEUS NÃO ESTÁ HÁ PROCURA DE ANJOS TERRENOS, SANTARÕES E NEM SUPER CRENTES.

 MAS COMO DISSE CERTA VEZ O PE. FÁBIO, “APRENDENDO A VIVER BEM O NOSSO MOMENTO DE UTILIDADE, PARA DISCERNIRMOS BEM E SERMOS MAIS QUE FELIZES QUANDO A NOSSA INUTILIDADE SE APRESENTAR!”.

 É ISSO!  SABER QUEM SOMOS E DE QUEM DEPENDEMOS PARA PODER SERVIR COM TODA LIBERALIDADE. SENDO HUMANOS COMO NOSSO JESUS ASSIM FOI QUANDO AQUI ESTE, E HOJE ELE É UM HUMANO DIVINAL, POR ISSO ELE PODE NÃO SOMENTE ENTENDER, MAS INTERCEDER E MEDIAR DIANTE DO PAI PARA QUE NOSSAS EXPECTATIVAS NOS LEVE MAIS PERTO DE DEUS E MAIS JUNTOS DE NOSSOS PRÓXIMOS!

A MINHA ORAÇÃO FINAL AGORA POR NÓS É:
(... Mas o Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vos fortificará.) 1. Pe 5:10.

Pr. Jussy Eduardo Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário