terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Alimentação nos Tempos Bíblicos VIII - o pão de Ezequiel


Alimentação nos Tempos Bíblicos VIII - o pão de Ezequiel


Por: Fernando Marin



  Sim, creio que a Bíblia é , ou deveria ser, a nossa referência de fé e prática, afinal ela é a Palavra de Deus e tem respostas para todas as nossas perguntas e dúvidas. Fala sobre todas as questões que envolvem a nossa vida espiritual e secular, incluindo a questão da alimentação, fundamental para a nossa sobrevivência e saúde.

  Já tive a oportunidade de publicar várias receitas de pratos que fizeram parte da história do povo de Deus , alguns que até hoje continuam no  cardápio em Israel  e que foram pesquisadas a partir dos textos bíblicos e de relatos de estudiosos do assunto.

  Pesquisando um pouco mais sobre o assunto, me deparei com uma receita utilizando ingredientes da época, receita essa ensinada pelo profeta Ezequiel. Está lá, em Ezequiel 4.9:


“Agora, pegue trigo, cevada, ervilhas, lentilhas, trigo miúdo e aveia. Misture tudo e faça pão.” Ez 4.9 NTLH

  Pesquisando um pouco mais, descobri que existe uma grande empresa norte americana, a Food for Life, que produz um pão utilizando esses mesmos ingredientes, cujo nome é Ezekiel 4.9, encontrado com relativa facilidade nos supermercados americanos.

  A empresa trouxe para o século XXI um pão produzido com os mesmos ingredientes daquele ensinado pelo profeta há 2600 anos, e informa que esse produto é extremamente saudável, totalmente orgânico e que trás benefícios, tais como:

-fonte completa de proteína (com 84,3% da eficiência presente na mais alta fonte proteica), semelhante à proteína dos ovos e do leite.

-possui os nove aminoácidos essenciais e mais outros nove.

-melhora a digestão – o processo de germinação quebra grãos de amido em açúcares simples, que o corpo digere com rapidez.

-aumenta a absorção de minerais – o processo de germinação quebra inibidores enzimáticos, o que permite que o corpo absorva mais cálcio, magnésio, ferro, cobre e zinco.

-mais Vitaminas B e C.

-excelente fonte de fibras (Grãos germinados e legumes proporcionam ótima taxa de fibras).

  Aqui no Brasil não tenho conhecimento de alguma empresa que fabrique esse pão, mas por que não experimentar fazer em casa?


PÃO DE EZEQUIEL

“Toma trigo e cevada, favas e lentilhas, mete-os numa vasilha e faze deles pão […]”
Ezequiel, 4, 9

3/4 de xícara (150 g) de trigo duro (ou espelta)
1/8 de xícara (30 g) de grão-de-bico
1/4 de xícara (50 g) de lentilha
1/8 de xícara (30 g) de sementes de painço com casca
1/8 de xícara (30 g) de cevada com casca

Preparo:

  Na hora de preparar o pão as sementes devem estar bem sequinhas. De maneira que não devemos lava-las na hora de usar. Se estiverem úmidas, vale apertar num pano de prato. Daí coloque as sementes num processador pequeno, coloque as sementes germinadas e o sal. Processe até fazer uma massa homogênea. Modele a massa em 5 ou 6 pãezinhos.

 Coloque-os em uma assadeira untada e asse por 2 horas em forno preaquecido a 110 graus Centígrados. Pincele a superfície com água para evitar que ressequem. Vire-os e asse por mais 1 e 1/2 hora a 130 graus Centígrados. Sirva quente.

  Os cereais e as leguminosas devem germinar em jarras separadas. Quatro dias antes de assar o pão, coloque a cevada, as lentilhas e o painço para germinar, deixando o trigo e o grão-de-bico para o dia seguinte. Depois que todos os brotos germinarem, moa-os juntos.


 Fernando Marin


Fontes:
http://culinariaviva.blogspot.com.br/2010/05/pao-essenio-de-trigo-germinado.html

4 comentários:

  1. O Chef que criou a receita tambem criou os ingredientes. A biblia mais que um livro de fe e tambem uma manual de qualidade de vida. Amei 😀

    ResponderExcluir