domingo, 17 de junho de 2012

A Web 2.0 e a Educação


A Web 2.0 e a Educação

O uso das tecnologias de informação na educação, ainda  é recente e limitado, em vista do que já existe de disponível hoje.

Os benefícios trazidos pela chamada nova geração da web, ainda são mais aplicados ao e-commerce  ou para as redes sociais, pouco se aplicando à educação e ao ensino à distância.

Ferramentas como os blogs, que permitem a qualquer pessoa com um mínimo de habilidade a publicar suas pesquisas, trabalhos, opiniões, tem uma ampla gama de aplicações no meio educacional, como importante instrumento de ganho de conhecimento. Servem, também, como excelentes plataformas para estimular o debate e a divulgação de assuntos dos mais diversos, de uma maneira simples e agradável, ao alcance da maioria das pessoas , hoje.

As wikis, postagens que permitem que seus usuários adicionem ou editem informações, podem ser transformadas em excelentes meios de compartilhamento de conhecimento entre grupos, sociabilizando a informação e visando a busca pelo saber, o que acaba por gerar um aprendizado mais dinâmico e eficaz, colocando o aprendente como principal personagem do seu próprio aprendizado. Assim, o aluno não mais é um ser passivo no seu desenvolvimento, mas um agente pensante, que vê nessas ferramentas uma grande oportunidade  de vir a formar e trocar conhecimentos.

Essas e outras ferramentas, quando bem utilizadas em conjunto, facilitam em muito a vida dos professores, que podem vir a ter uma melhor visualização da evolução do aprendizado de seus alunos, muitas vezes difíceis de serem avaliadas em sala de aula. Essas ferramentas  facilitam o acompanhamento do ensino, a detecção de eventuais dificuldades que um aluno possa estar enfrentando, demonstram a capacidade de elaboração de textos, de pesquisar sobre um determinado tema, expor a sua opinião e debater a de outros.

Claro que ainda há dificuldades para a implementação de novas metodologias utilizando as ferramentas da web 2.0. Os professores, precisam ser capacitados e preparados no assunto, aprendendo a explorar todo o potencial dessas novas tecnologias, para que elas venham a incrementar todo o processo educativo.

Quanto aos alunos, é necessário que se desprendam doa atuais métodos educacionais, onde são meros receptores de informação, e se adequem a uma nova metodologia,  participativa, onde eles precisam ser motivados para buscarem o conhecimento que leva ao aprendizado.

Fica aí o desafio, para que os professores passem a conhecer melhor as possibilidades e que consigam extrair delas  todo o potencial de que necessitam para aplicarem na evolução dos processos de ensino, explorando bem as ferramentas  (gratuitas), e criando novas estratégias que visem ao estímulo dos alunos, para que esses alcancem um desenvolvimento ideal no aprendizado.

J.Fernando Marin de Almeida

Referências:

Póvoa, M. (2007) O que é web 2.0 ? Webinsider, Disponível em http://webinsider.uol.com.br/2006/10/30/o-que-e-web-20, visitado em junho 2012.
Zanetti H., (2006), Por que não usar web 2.0 e redes sociais no ensino? em http://webinsider.uol.com.br/index.php/2006/12/07/james-della-valle, dez 2006,             acessado em 18 de junho de 2012



                       Web 2.0 - um desafio na educação?




10 comentários:

  1. Sem dúvidas a web 2.o trouxe inúmeros benefícios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Quirino. Tem razão, a gama de benefícios é imensa.
      Abraço.

      Excluir
  2. Olá, Fernando,

    Parabéns pelo blog.
    Gostei bastante do vídeo (em português de Portugal).

    abraços,
    Sueli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sueli.
      Obrigado pelo seu comentário.
      Abraço!

      Excluir
  3. PARABÉNS PELO BLOG! Depois volto para ler o artigo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Austri! Você é o 'responsável' por tudo isso.
      Abraço.

      Excluir
  4. Marin,

    Quero parabenizá-lo pelo Blog e desejar muito sucesso nesta nova etapa no caminho do "saber".

    Um grande abraço

    Alexandre Franca

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo Blog meu amigo! Que você continue a trazer palavras de vida através dele. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas palavras, me servem de motivação e incentivo, para continuar a trajetória.
      Obrigado!
      Abraços.

      Excluir