Powered By Blogger

domingo, 17 de junho de 2012

A Web 2.0 e a Educação


A Web 2.0 e a Educação

O uso das tecnologias de informação na educação, ainda  é recente e limitado, em vista do que já existe de disponível hoje.

Os benefícios trazidos pela chamada nova geração da web, ainda são mais aplicados ao e-commerce  ou para as redes sociais, pouco se aplicando à educação e ao ensino à distância.

Ferramentas como os blogs, que permitem a qualquer pessoa com um mínimo de habilidade a publicar suas pesquisas, trabalhos, opiniões, tem uma ampla gama de aplicações no meio educacional, como importante instrumento de ganho de conhecimento. Servem, também, como excelentes plataformas para estimular o debate e a divulgação de assuntos dos mais diversos, de uma maneira simples e agradável, ao alcance da maioria das pessoas , hoje.

As wikis, postagens que permitem que seus usuários adicionem ou editem informações, podem ser transformadas em excelentes meios de compartilhamento de conhecimento entre grupos, sociabilizando a informação e visando a busca pelo saber, o que acaba por gerar um aprendizado mais dinâmico e eficaz, colocando o aprendente como principal personagem do seu próprio aprendizado. Assim, o aluno não mais é um ser passivo no seu desenvolvimento, mas um agente pensante, que vê nessas ferramentas uma grande oportunidade  de vir a formar e trocar conhecimentos.

Essas e outras ferramentas, quando bem utilizadas em conjunto, facilitam em muito a vida dos professores, que podem vir a ter uma melhor visualização da evolução do aprendizado de seus alunos, muitas vezes difíceis de serem avaliadas em sala de aula. Essas ferramentas  facilitam o acompanhamento do ensino, a detecção de eventuais dificuldades que um aluno possa estar enfrentando, demonstram a capacidade de elaboração de textos, de pesquisar sobre um determinado tema, expor a sua opinião e debater a de outros.

Claro que ainda há dificuldades para a implementação de novas metodologias utilizando as ferramentas da web 2.0. Os professores, precisam ser capacitados e preparados no assunto, aprendendo a explorar todo o potencial dessas novas tecnologias, para que elas venham a incrementar todo o processo educativo.

Quanto aos alunos, é necessário que se desprendam doa atuais métodos educacionais, onde são meros receptores de informação, e se adequem a uma nova metodologia,  participativa, onde eles precisam ser motivados para buscarem o conhecimento que leva ao aprendizado.

Fica aí o desafio, para que os professores passem a conhecer melhor as possibilidades e que consigam extrair delas  todo o potencial de que necessitam para aplicarem na evolução dos processos de ensino, explorando bem as ferramentas  (gratuitas), e criando novas estratégias que visem ao estímulo dos alunos, para que esses alcancem um desenvolvimento ideal no aprendizado.

J.Fernando Marin de Almeida

Referências:

Póvoa, M. (2007) O que é web 2.0 ? Webinsider, Disponível em http://webinsider.uol.com.br/2006/10/30/o-que-e-web-20, visitado em junho 2012.
Zanetti H., (2006), Por que não usar web 2.0 e redes sociais no ensino? em http://webinsider.uol.com.br/index.php/2006/12/07/james-della-valle, dez 2006,             acessado em 18 de junho de 2012



                       Web 2.0 - um desafio na educação?




10 comentários:

  1. Sem dúvidas a web 2.o trouxe inúmeros benefícios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Quirino. Tem razão, a gama de benefícios é imensa.
      Abraço.

      Excluir
  2. Olá, Fernando,

    Parabéns pelo blog.
    Gostei bastante do vídeo (em português de Portugal).

    abraços,
    Sueli

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS PELO BLOG! Depois volto para ler o artigo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Austri! Você é o 'responsável' por tudo isso.
      Abraço.

      Excluir
  4. Marin,

    Quero parabenizá-lo pelo Blog e desejar muito sucesso nesta nova etapa no caminho do "saber".

    Um grande abraço

    Alexandre Franca

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo Blog meu amigo! Que você continue a trazer palavras de vida através dele. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas palavras, me servem de motivação e incentivo, para continuar a trajetória.
      Obrigado!
      Abraços.

      Excluir