Powered By Blogger

sábado, 6 de abril de 2013

Alimentação nos Tempos Bíblicos II - O Pão Ázimo






Alimentação nos Tempos Bíblicos II:

O Pão Ázimo

Por: Fernando Marin




Pão ázimo ou  asmo,  matzá (hebraico  מַצָּה), é um tipo de pão assado sem fermento, feito somente de farinha de trigo (ou de outros cereais como aveia, cevada e centeio) e água.

Todo o ciclo de produção da matsá, desde o instante em que se mistura farinha e água, até estar completamente assada, deve levar, no máximo, 18 minutos. Se passar disso, o alimento é considerado chamets (fermentado), pois se terá iniciado o processo natural de fermentação. 

Microrganismos encontrados no ar - as leveduras - invadem a mistura, metabolizando os açúcares e liberando um gás responsável pelo volume, gosto e textura da massa. Foram os egípcios, há cerca de 4 mil anos, os primeiros a descobrir esta propriedade: deixando-se descansar uma mistura de água e farinha por algum tempo, a mesma "cresce". O pão egípcio tinha o inconveniente de levar mais tempo para ser produzido, mas era macio e saboroso, bastante parecido com o que estamos acostumados a comer, hoje.

De acordo com a tradição judaico-cristã, o pão ázimo foi feito pelos israelitas antes da fuga do Antigo Egito, por que não houve tempo para esperar até a massa fermentar. 

Hoje em dia é comida obrigatória na festa do Pessach (páscoa judaica), que também se chama Hag ha-matzot, ou a festa dos pães ázimos. Por causa da proibição do uso de farinha normal durante o Pessach para preparação de comida, usa-se a farinha do pão ázimo ( kemach matzá em hebraico), que é simplesmente o pão ázimo moído.

Para se fazer um pão ázimo em casa, basta seguir a receita abaixo. Lembrando que, essa receita, não segue as tradições religiosas judaicas, por conter alguns ingredientes adicionais.

Ingredientes

um quilo de farinha de trigo ou integral
meio litro de água fria
meio copo de azeite
sal a gosto

Modo de preparo

Amasse bem os ingredientes. Com o auxílio de um rolo, abra a massa bem fina, coloque-a em uma forma levemente untada e com a ponta de uma faca, risque em formato quadrado. Isso facilita o partir. A massa deve ficar bem fina, praticamente transparente. Leve ao forno para assar.

Farinha de Matzá

A partir do Matzá é feita outra farinha, usada como substituta da farinha comum em muitos pratos tradicionais servidos no Pessach, como o Gefilte Fish.

Pão Ázimo feito em frigideira:

Numa tigela misture a farinha e o sal, adicione a água aos poucos, até obter uma massa elástica que desgrude das mãos
Deixe descansar por 15 minutos
Separe a massa em 4 bolinhas
Espalhe a massa com ajuda de um rolo até a espessura de um papel (polvilhe bastante farinha para a massa ficar sequinha)
Disponha a massa numa frigideira antiaderente, em fogo médio
Deixe dourar de um lado, vire e deixe dourar o outro
Recheie a gosto

Fernando Marin

Fonte:
Wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário