Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de março de 2014

O Dia Mundial da Água






O Dia Mundial da Água
Por: Fernando Marin
  A água, chamada de ‘precioso  líquido’ é imprescindível à vida. Apesar de muitos não saberem, a parcela de água potável disponível no planeta é muito baixa, apenas  0,029 % de toda a água existente está localizada nos rios e lagos, e pode ser utilizada para o consumo humano. Mesmo assim, boa parte dessa  água se encontra poluída pelo despejo de esgotos ou de efluentes, sendo necessário um tratamento químico para que possa ser consumida.
  Assim, nos sobra muito pouco e basta uma estiagem mais prolongada para que ela venha a faltar e, somente aí, é que se descobre a sua importância para a vida quotidiana.
  O Brasil hoje detém a maior reserva disponível de água doce do planeta, basicamente disposta na região norte do país onde estão os grandes rios da bacia amazônica, porém na região sudeste, a mais habitada do país, está apenas 6% da água existente no país.
   Ainda no Brasil, podemos contar com o Aquifero Alter do Chão , considerada como a maior reserva subterrânea de água doce do mundo, e que está localizada na região norte do país, com uma reserva de 86,4 mil km³ de água, que supre 40% das necessidades de Manaus e de várias outras cidades da região.

   Dispomos, também, do Aquífero Guarani, na região centro-sul do país, englobando partes dos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, uma área total de 1,2 milhões de km quadrados, que abrangem também a Argentina, Paraguai e Uruguai. A reserva é capaz de suprir 400 milhões de pessoas por ano, cerca de 43 trilhões de metros cúbicos de água anuais. Toda essa água está depositada a cerca de 1500 metros de profundidade e é uma grande reserva estratégica para uma eventual falta no futuro.
  Assim, mesmo dispondo de uma grande reserva de água doce, ela não é bem distribuída, e em caso de estiagem , as áreas mais povoadas estão sujeitas à falta dela.
  Na verdade, faltam investimentos em conservação dos mananciais, na preservação das nascentes e das matas ciliares. Outro aspecto é o do desperdício, bastante alto, não só da parte da população mas também pelas empresas distribuidoras.
  A questão da poluição também preocupa, segundo dados do jornal O Globo, de 19 de março último, 100 % dos rios do Rio de Janeiro estão com águas classificadas como regulares ou ruins, justamente pela falta de saneamento, despejo de esgotos diretamente nos rios sem o tratamento adequado. A ocupação desordenada é outro fator que causa preocupação, já que ela contribui para o desmatamento e para o assoreamento dos rios, prejudicando a sua vazão e ocasionando enchentes e inundações, o que põe em risco a vida das pessoas.
  Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água, um dia que deve servir para uma reflexão de toda a sociedade em torno da necessidade de nos engajarmos na preservação do meio ambiente, para que nossos recursos hídricos venham a ser melhor aproveitados e que possam nos suprir de água limpa perenemente.
Esse é o desafio
Fernando Marin


2 comentários:

  1. Dia Mundial da Água,
    Como você disse, precisamos de reflexão...
    Salmo 133:3 - "É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali ordena o Senhor a sua bênção e a vida para sempre"(ARA).
    A água que desce do Hermom promove a vida na bacia do Jordão. Como vimos alguns dias atrás, na TV, a alteração desse ciclo hídrico, promovida pelos homens, em virtude de drenagens do Jordão, está quedando a vida local.
    Essa vida descida do Hermom é que permite "viverem unidos os irmãos". E Deus viu que isso é bom.
    É preciso reflexão, como você diz; e mudar postura. O homem não deve nem pode interferir nos planos de Deus. Ali está um exemplo da ação do homem caído. "A Deus toda a honra e toda a glória".
    Em Cristo!
    Antonio Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio
      Muito bem colocado!
      O homem foi designado por Deus para cuidar da Criação, no entanto, a sua ganância e consumismo estão levando o planeta ao caos total!
      Em Cristo!

      Excluir