Powered By Blogger

terça-feira, 15 de abril de 2014

Cotidiano




Cotidiano
 
 
Por: Fernando Marin
 
 
  As manchetes dos jornais ainda comentam a vitória do Flamengo sobre o Vasco, quando o rubro-negro sagrou-se campeão carioca. A questão é que o gol que levou o mengão ao campeonato foi irregular, havia um impedimento, fato esse demostrado claramente pelos vídeos e atestado, inclusive, pelo próprio presidente da Federação de Arbitragem.
  Regras estranhas, essas do futebol brasileiro. Um gol irregular é validado pelo árbitro, que alega que não viu a irregularidade. As imagens mostram o flagrante impedimento, o árbitro reconhece o engano, porém, o resultado do jogo permanece inalterado. Aí o goleiro flamenguista afirma que ‘roubado é mais gostoso’.
  Mas, outras manchetes chamam a atenção, principalmente as que comentam o que vem acontecendo com a Petrobrás , que era a 12ª empresa do mundo. Era, não é mais, agora é a 120ª. Sei lá, nós que moramos aqui junto à chamada Capital Nacional do Petróleo ( Macaé) nos surpreendemos com essa informação. A produção da empresa está em queda, e os escândalos estão aí, à solta.
  Tudo começou quando um deputado foi pego em uma carona no jatinho de um conhecido doleiro, que era sócio de alguém, que era parceiro de um ex-diretor da estatal, e quando se vai puxando o fio da meada, se chega até a Delta com seus já conhecidos problemas. E por aí vai. Sabe-se lá onde vai parar essa sucessão de roubos escancarados.
  Algumas páginas adiante, leio a palavra ‘rebelião’. Sim, os técnicos do IBGE se rebelaram contra uma medida que visa a  paralisar certas pesquisas rotineiras do órgão para que informações econômicas não sejam divulgadas. Mas, por que?
  Mas, vamos falar de feriados, em abril de 2014, a sucessão de feriados vai custar ao país R$ 3,07 bilhões!! São muitos feriados, não?  Nesse ano, a Semana Santa emendará no dia de Tiradentes (21 de abril), que quase ninguém mais sabe quem foi e nem o motivo desse feriado. Mas, no Rio de Janeiro, o 23 de abril também é de folga, já que nessa data se celebra  o dia de São Jorge. Aí, o dia 22 de abril, aliás, o dia em que se deveria celebrar o descobrimento do Brasil, ganhará status de feriado, pois estará entre duas datas realmente importantes.
  Agora uma notícia interessante: pesquisadores da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, descobriram que o açúcar diminui os índices de agressividade, e sugere que os casais não discutam antes da sobremesa ! Em caso de discussão, que tal um brigadeirozinho para amenizar?
  Sim, descobriram água em Encéfalo, uma das luas de Saturno e em Europa, uma das 67 luas de Júpiter . Puxa! 67 luas? Imagino nosso céu aqui iluminado por tantos satélites naturais! Essas descobertas abrem a discussão sobre a possibilidade de vida fora do nosso planeta, por que não?
  Mas, a noticia mais triste vem do Chile, um incêndio de grandes proporções atingiu milhares de casas em Valparaíso, matando pelo menos 15 pessoas e deixando muitos desabrigados, famílias que perderam tudo o que tinham – e não era muito. As regiões mais atingidas foram justamente a dos morros da cidade, habitados pelos mais pobres, causando uma situação dramática e para qual o governo do Chile está atento. Esperamos que esteja atento mesmo.
 
  E no Rio de Janeiro os militares que, juntamente com a polícia, ocuparam o complexo de favelas da Maré, estão sendo atacados pelos bandidos pelo menos 2 vezes por dia. Pode? Devo estar envelhecendo, me lembro que bandido não atirava em policial. Hoje, eles atacam as tropas militares! Onde iremos parar?
  Sim, a leitura de um jornal com certeza nos mantém informados sobre uma série de temas e assuntos, que englobam o cotidiano do mundo. Mas, mais do que isso, deveria nos servir como motivo de reflexão: para onde caminha a humanidade? Como resolver problemas básicos mas que parecem sem solução? O que esperar do futuro?
  Parece que estamos chegando a um beco sem saída, sem ética, sem educação, sem princípios morais e patrióticos.
  É verdade, é mais fácil reclamarmos do governo, da corrupção, da insegurança. Mas, eu pergunto: qual é o nosso papel nisso tudo?
  Será que se cada um de nós fizesse a sua parte a situação não seria diferente?
  A resposta fica por sua conta.
 
Fernando Marin
 
 


4 comentários:

  1. Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens
    é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
    Eu também tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita.
    Ficarei radiante se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, saiba que sempre retribuo seguido
    também o seu blog. Minhas saudações.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio

      Fico feliz com a sua visita, e porque gostou do blog. Obrigado!
      Vou visitar o seu, com certeza, e seja bem vindo ao meu círculo de amigos.
      Abraço

      Excluir
  2. Pastor e Amigo Fernando, Vamos para no fim dos tempos descrito em nosso livro preferido a Biblia.
    Grande abraço

    ResponderExcluir