Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

A importância da vida política



A importância da vida política



Por :Fernando Marin



  Quando passei a participar da vida política da minha cidade recebi vários questionamentos,  como um cristão poderia participar de coisa tão suja?

   Claro que esse tipo de colocação não me fez mudar de opinião, afinal onde o ser humano se faz presente há grande possibilidade de acontecerem coisas erradas, mas não se pode generalizar.  Se há algo de sujo nisso não está na política em si, mas nos atos de muitos que dela participam, e que hoje estão sendo processados e presos de acordo com os crimes que cometeram.

   Mas, o que é a política? De acordo com a Wikipedia, política é “a arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados”. Ou seja, tudo o que é relativo ao governo.

  Vivemos em uma sociedade democrática, onde qualquer pessoa que esteja de posse da sua cidadania pode – e deve – participar direta ou indiretamente da administração do seu país, estado ou cidade. É um direito, votar e ser votado.

   Para isso existem os partidos políticos, onde os cidadãos se filiam de acordo com a sua ideologia para que possam  trabalhar a fim de elegerem  seus candidatos, para que governem de acordo com as diretrizes firmadas por essas agremiações.

  Os partidos escolhem seus candidatos através de Convenções,  por votação de seus filiados e/ou dirigentes (dependendo dos Estatutos de cada um) , esses candidatos são registrados pelos Tribunais Regionais Eleitorais e participam das eleições, onde o povo elege os que considera os melhores.

   Por isso é tão importante que a população passe a participar mais ativamente da vida política, para que possa melhor compreender o processo, selecionar candidatos que efetivamente tenham condições de executar um trabalho produtivo e que venha a beneficiar a coletividade. Quando elegemos mal um vereador, deputado, governador ou outro representante a má gestão sempre acarretará em prejuízo para todos.

   Todos nós somos responsáveis pelos acertos e erros dos nossos governantes.

  Participe! Procure um partido político com o qual você se identifique, colabore, passe a entender melhor o processo e aí, com certeza, estaremos construindo uma sociedade mais justa para todos.

   Fica aqui o meu recado.



   Fernando Marin

Nenhum comentário:

Postar um comentário