Powered By Blogger

domingo, 2 de fevereiro de 2020

Sobre a Rede Globo

Resultado de imagem para logo rede globo esgoto"



Sobre a Rede Globo

Por: Fernando Marin


 Não é de hoje que ouço queixas e críticas à programação da Rede Globo, principalmente no tocante às novelas e seriados, que não estariam mais na sintonia do que pensa grande parcela do povo brasileiro.

 Alegam cenas de nudez, sexo explícito, violência, homossexualismo, que a emissora não estaria aplicando os valores almejados pela sociedade mais conservadora . Muitos alegam ainda insatisfação em relação aos noticiários, onde a rede teceria críticas ao governo de forma aberta, não respeitando a ética maior do jornalismo que é a da imparcialidade.

 Me lembro dos primórdios da emissora, nasceu no Rio de Janeiro , e foi ao ar exatamente às 11 horas do dia 26 de abril de 1965, com uma programação variada e adequada a época. A emissora cresceu, tornou-se uma rede com amplitude mundial, sempre atualizada tecnologicamente, investindo ainda na educação e nas artes.  Foi a primeira emissora a gerar programação a cores no Brasil, isso em 1972, época da famosa telenovela O Bem Amado,  a primeira colorida no país. Depois da morte de Roberto Marinho, seu fundador e presidente, seus herdeiros optaram por uma linha diferente e aí foi que começou a decadência moral da programação, creio que paralelamente à expansão da tv paga no Brasil.

 Hoje, há inclusive petições sendo assinadas pela cassação da emissora, o que não há como acontecer, já que para isso seria necessário um processo judicial decorrente de alguma infração muito grave às condições que regem as concessões de televisão. Vivemos em um estado democrático, onde existem leis que devem ser cumpridas por todos.

 Não, não estou aqui defendendo a Globo, até porque não assisto à sua programação, opção que fizemos em casa já há alguns anos. Felizmente, temos acesso à tv paga, com uma gama de canais à disposição e com conteúdos mais adequados ao que pensamos e almejamos assistir. Na verdade, a maioria da programação das tvs abertas no Brasil é de baixa qualidade, parece que se adequaram ao nível cultural da população ou imaginam que só assiste a tv aberta aquele que não tem cultura ou dinheiro para pagar por uma programação vendida.

 Vejo muita gente criticando o artista A ou B, ou a novela das 9 por cenas imorais, ou o programa X por isso ou aquilo. Não posso criticar porque não assisto!! Desconheço o que se passa na programação da Globo.

 Querem acabar com a emissora? Não precisa de processo, nem de Petições ou Abaixo Assinados: basta não assistir!!

 Caindo a audiência, caem os valores de patrocínios e de anúncios, a renda despenca e a Globo ou se adequa ou encerra suas atividades.

 Simples assim, não assistir mais.

 É uma atitude extremamente eficaz!!!

 Não é?

Fernando Marin


4 comentários:

  1. Verdade, Fernando Marin!
    Aqui em casa não assistimos mais a programação da Globo ou de qualquer TV aberta. Concordo que o boicote à programação da emissora em questão,seja a via de protesto mais legítima e eficaz.

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo!! Não havendo consumidor não há produto, ou haverá a melhora do produto.

    ResponderExcluir
  3. É a melhor e mais eficiente maneira, Mano!

    ResponderExcluir