Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de março de 2020

Pandemia



Pandemia



Por : Fernando Marin


 Poderia ser nome de filme, mas infelizmente é real. O mundo está sob a ameaça de um virus que pode ser mortal em alguns casos, o "novo"coronavirus.

 Por que "novo" ? Na verdade, os coronavirus já estão entre nós desde 1937, quando foram isolados pela primeira vez. A maioria das pessoas ,inclusive crianças, são infectadas algumas vezes em suas vidas por essa família de vírus, que causa um tipo de gripe forte, mas não mortal. Mas agora, em 31 de dezembro passado, na China, se descobriu o novo membro da "família", o SARS CoV-2 , que provoca a doença chamada de COVID 19, e que vem causando já mais de 15 mil mortes em várias partes do mundo.

 Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia, os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o novo coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

 As formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em processo de investigação, mas já se sabe que acontece de pessoa para pessoa. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1 metro) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.
 Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa, mas já se sabe que a transmissão é menos intensa que do vírus da gripe.
 A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
  • Gotículas de saliva;
  • Espirro;
  • Tosse;
  • Catarro;
  • Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
 O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.
 A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é, em média, de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas. Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.
 Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o RNA viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.
 Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. É indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:
  • Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos);
  • Uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse.
 Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.
 Na falta ainda de vacinas ou de medicação apropriada, todos devemos seguir rigidamente as recomendações das autoridades, principalmente no sentido de permanecer em casa e evitar o contato com pessoas que possam estar infectadas . Cuidados de higiene e desinfecção também vem sendo recomendados pelos órgãos de saúde, principalmente os de lavarmos as mãos com sabão frequentemente e desinfetarmos objetos com auxílio de álcool a 70%.
 Há muitas pessoas demonizando essa pandemia, citando profecias bíblicas ou textos já passados e conhecidos, , como o de Êxodo 12.13 NTLH ( O sangue nos batentes das portas será um sinal para marcar as casas onde vocês moram. Quando estiver castigando o Egito, eu verei o sangue e então passarei por vocês sem parar, para que não sejam destruídos por essa praga.), afirmando que o povo de Deus estaria imune a ela. Com certeza, Deus está nos protegendo a cada minuto de nossas vidas, porém a prevenção ao contágio com o vírus é necessária e indicada para que a praga não se alastre, ou que o faça com menor velocidade.
 A preocupação com esse vírus é justamente com a propagação, que é rápida e demanda cuidados médicos para os quais nosso sistema de saúde não está adequado. Por isso a necessidade de todos os cuidados na prevenção para que a pandemia não perdure por muito tempo, deixando pessoas doentes e matando, principalmente os mais idosos ou fracos. A mortalidade causada pelo CONVID 19 não é alta, e atinge os mais idosos e que tenham problemas crônicos de saúde, tais como hipertensão e diabetes.
 Os governos vem tomando atitudes drásticas para deter a epidemia, mas isso trás um efeito colateral grave, uma crise econômica, que se fará mais forte no Brasil , já que nosso país não dispõe de reservas financeiras suficientes para minorar os efeitos do desemprego e dos prejuízos causados ao comércio e indústria.
 Assim, sigamos todos as recomendações de prevenção, e que Deus nos ajude!
Fernando Marin

Fonte: Secretaria de Saúde da Bahia - saude.ba.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário