Powered By Blogger

terça-feira, 26 de março de 2013

Alimentação nos tempos bíblicos - o pão de trigo integral








Alimentação nos tempos bíblicos; o preparo do pão integral de trigo


                                                                                                     Por: Fernando Marin



  Comer e beber representavam uma luta diária para o povo de Israel, cuja dieta era baseada no pão e incluía petiscos exóticos, como o gafanhoto.

 Tanto o Novo como o Antigo Testamento falam com freqüência sobre a alimentação do povo de Israel. Jesus, em suas parábolas, se referiu várias vezes ao ato de comer e beber e também aos costumes à mesa. Desde o milagre de multiplicação dos pães e dos peixes à última ceia, o alimento é lembrado durante toda a passagem do Filho de Deus pela Terra.

 Sabe-se que, nos tempos bíblicos, a fome era uma realidade para a maioria do povo. A vida era muito difícil, havia escassez de água e comida - o clima na Palestina sempre foi impiedoso, e suas terras, pouco férteis. É daí, com certeza, que vem a grande importância dada à alimentação nos textos da Bíblia.

 O pão era o alimento principal naquele tempo. "Comer pão", em hebraico antigo, quer dizer o mesmo que "fazer uma refeição". O pão de cevada (João 6.9) era o mais consumido, não porque fosse mais apreciado do que o de trigo, e sim por ser mais barato. 

 Mas, o trigo também era utilizado.Para se fazer a farinha, primeiro "separava-se o joio do trigo". Os grãos eram abanados numa peneira grande e grossa: assim se eliminavam os de pior qualidade, as sementes venenosas (como o joio) e as ervas daninhas. Depois, os grãos eram moídos, esmagando-os entre duas pedras, uma por cima e outra por baixo. pronta a farinha, preparava-se a massa, juntando água, sal e fermento (não se punha este último ingrediente quando se tratava de pães para fins religiosos).

 Quem introduziu o uso do fermento na massa, foram os egípcios, e ele foi descoberto por acaso, quando fermento silvestre caiu sobre a massa antes de ser levada ao forno. Daí, descobriu-se que  um pouco de massa fermentada  poderia  iniciar o processo de fermentação na próxima massa a ser preparada, e, por isso, um pouco de pão fermentado era sempre guardado para isso.

 Por fim, os pães, já trabalhados em forma redonda, eram postos para assar em fornos rústicos, grandes vasos de barro emborcados sobre fogueiras.

 Quem quiser experimentar um pão como aqueles que eram preparados nos tempos de Jesus, pode seguir a receita:

Pão de trigo integral fino - Ingredientes:
1 xícara de leite morno;
1 xícara de água morna;
1 xícara de óleo vegetal;
50 g de fermento de padaria;
1 colher de sobremesa de sal;
2 colheres de sopa de mel ou 3 colheres de sopa de açúcar mascavo;
3 ovos;
½ kg de farinha de trigo integral + ½ kg de farinha de trigo branca.

Preparo:
1 - Coloque o fermento numa tigela e dissolva-o na água e no leite misturados;
2 - Acrescente o mel (ou o açúcar), o sal, o óleo e os ovos batidos;
3 - Junte as farinhas aos poucos até dar o ponto de sovar. Se necessário, acrescente mais trigo comum;
4 - Sove bastante e deixe crescer até dobrar de volume, cobrindo com um pano de prato;
5 - Faça bolinhas com a massa e coloque numa assadeira untada, deixando crescer por mais 1/2 hora;
6 - Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus para assar até dourar e ficar sequinho dos lados.

Excelente para acompanhar lanches!

Fernando Marin

Fontes:
CHAMPLIN, R.N., Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, São Paulo, Hagnos, 7ª edição, 2004.
KATER, Alaice Marioto. Culinária nos Tempos de Jesus, Editora EBF

10 comentários:

  1. No tempo de Jesus comiam bem. Não havia essas latas de alimentos em conserva, tudo era natural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Antonio, tudo era muito puro e natural, não haviam a poluição do ar, das águas e nem os conservantes, corantes e demais aditivos que se colocam nos alimentos de hoje.

      Excluir
  2. Mesmo alegando que o trigo não é geneticamente modificado ainda, mas o trigo de hj tem mto mais cromossomos que o da época de Jesus, o dobro...e que hj o glúten é mtooooooooooo pior que daquela época. Eles até adicionam mais glúten à farinha.
    Então difícil comer pão e não ter algum tipo de desconforto.
    Pena não existir daquele trigo.

    ResponderExcluir
  3. Mesmo alegando que o trigo não é geneticamente modificado ainda, mas o trigo de hj tem mto mais cromossomos que o da época de Jesus, o dobro...e que hj o glúten é mtooooooooooo pior que daquela época. Eles até adicionam mais glúten à farinha.
    Então difícil comer pão e não ter algum tipo de desconforto.
    Pena não existir daquele trigo.

    ResponderExcluir
  4. Já faziam essa mistura toda com ovo ? Jesus pelo que sei era essenio e eles eram vegetarianos, o azeite era de oliva puro e o fermento não era igual da padaria de hoje

    ResponderExcluir
  5. Já faziam essa mistura toda com ovo ? Jesus pelo que sei era essenio e eles eram vegetarianos, o azeite era de oliva puro e o fermento não era igual da padaria de hoje

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta
      Se você ler o texto com atenção, irá notar que a receita original levava apenas trigo, água, sal e fermento. A receita sugerida, mais atual, leva também ovos e outros ingredientes. Se preferir, você pode preparar o pão como se fazia na ápoca, fique à vontade.
      Abraço!

      Excluir
    2. Se usarmos o trigo sarraceno é isento de glutem

      Excluir
  6. Sobre ele ser vegetariano, não acredito que seja assim, já que há várias passagens na bíblia onde ele comia junto com os seus discipulos, uma passagem fácil de lembrar, seria justamente após a resucitaçao dele que ele se apresenta aos seus discípulos e comem juntos, sobre o consumo do ovo, não lembro nenhuma passagem que fale sobre o consumo do mesmo, mas havia o conhecimento dele, já que em uma passagem bíblica fala sobre a galinha que cuida dos pintinhos, assim comparando a como Deus protege os seus filhos. Então acredito que tenha sido conhecido a criação destes animais e o consumo dos ovos, mas é achismo meu.

    ResponderExcluir